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ILUMEO Sessions

Com a missão de difundir o conhecimento científico nas áreas da comunicação, marketing e negócios, organizamos uma série de eventos com treinamentos gratuitos e abertos ao público, incluindo:

Calendário de eventos

27/05/2023

Defesa de Budget de Branding: 5 raciocínios para o planejamento 2024

Quais dados usar para justificar os investimentos em marca para 2024? 

No papo, o fundador da ILUMEO, Diego Senise, trouxe 5 raciocínios data driven para te ajudar a embasar a defesa de budget para branding em tempos de eficiência máxima.

Nesse contexto de mercado, as lideranças de marketing estão cada vez mais pressionadas para fazer mais com menos. E muitos têm dificuldade em defender investimento em ações de branding.

É preciso estar bem preparado.

Confira todas as dicas acessando o evento.

Acesse a gravação:

27/05/2023

ILUMEO + MIT Sloan Review: otimização do ROI de marketing com MMM

Para garantir aumento nas vendas e brand awareness, todo negócio precisa investir em mídia, seja em plataformas online ou em veículos offline. Mas como aferir esses resultados ou garantir o investimento certeiro? 

Para além de correlações simples – como o aumento de tráfego no seu site após a promoção de posts no Facebook ou a veiculação de um comercial em horário nobre da TV -, o marketing mix modeling (MMM) é um método científico que se apoia em análises estatísticas e dados qualificados para otimizar seu ROI em mídia e ajudá-lo a tomar decisões de negócio. 

Quer saber mais sobre o MMM, as oportunidades geradas por ele e como esta autonomia é ideal para empresas data-driven? Participe do Fórum ao vivo realizado por MIT Sloan Review Brasil, em parceria com Adobe e Ilumeo.

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27/05/2023

Data for Innovation: Azul e Unilever

Otavio Freire – Co-founder e Head of Science na ILUMEO. Doutor em Comunicação e Professor de Marketing e Gestão de Marcas na USP. 

Tariana Cruz – Marketing General Manager na Azul 

Paulo Chavarelli – Sales Strategy Director na Unilever 

 

Acesse a gravação:

Diante de tantas incertezas sobre o futuro, nesse cenário de intensas transformações em que vivemos, como grandes players do mercado vêm se organizando para prever as próximas tendências que vão impactar o seu negócio? 

De fato, é uma tarefa complexa antecipar as tendências que mais impactarão o futuro da sociedade e, consequentemente, dos mercados. Mas há um jeito de se aproximar dessa resposta, usando Ciência de Dados. 

Para debater a questão, criamos a sessão Data for Innovation, em que traremos líderes das áreas de inovação de duas empresas gigantes do mercado, a Azul e a Unilever. 

Quem vai conduzir esse debate será nosso Co-Founder e Head of Science Otavio Freire, que irá explorar a questão de forma mais ampla e se debruçar sobre o Way of Working de nossos convidados, além de apresentar o método de predição de tendências que usamos na Ilumeo – o Kosmos. 

A sessão é aberta ao público e gratuita, e é para você que quer entender como usar Data Science para lidar com uma questão tão complexa: inovação a partir de antecipação de tendências. 

27/05/2023

Mensuração e eficiência de patrocínios

Com o poder de criar valor para os consumidores, de forma a impulsionar uma mudança de comportamento e reforçar, cada vez mais, o posicionamento da marca. O Marketing de patrocínio permite que a empresa gere conexão com seu público, ao mesmo tempo em que contribui com a comunidade. 

Mas no final do dia a questão é se o ROI irá compensar, e a Ciência de Dados tem um papel fundamental neste caminho, uma vez que auxilia marcas a terem melhores percepções e insights precisos a respeito do que funciona ou não funciona, além de proporcionar maneiras de ter um feedback dos resultados desses patrocínios por meio dos dados e de forma isolada de outras estratégias. 

Acesse a gravação:

27/05/2023

Otimização de Pricing com ciência de dados

Técnicas de Machine Learning para otimizar preços tem vantagens como a velocidade, a precisão e a automação do trabalho, em um nível avançado que permite testar diferentes hipóteses. A partir disso, a precificação responde melhor aos anseios dos consumidores e acompanha seu comportamento de compra, tornando a estratégia de preços quase impossível de rastrear do ponto de vista competitivo 

Para debater essa questão, na próxima Ilumeo Sessions vamos abrir a nossa cozinha e contar sobre nossa experiência conduzindo estudos sobre dinamismo, elasticidade e otimização de Pricing. 

Acesse a gravação completa:

27/05/2023

Jornada do consumidor e clusterização

Como podemos lidar com a capilaridade e volume de dados para desenvolver produtos e jornadas de compra cada vez mais customizadas, e consequentemente aumentando a conversão em cada estágio do ciclo de compra? 

Para responder e debater essas questões, na próxima Ilumeo Sessions vamos abrir a nossa cozinha e contar sobre nossa experiência conduzindo esse tipo de estudo para diferentes players do mercado, trazendo insights dos melhores papers sobre o tema. 

Acesse a gravação completa: