Dados do BBB24: quais as marcas mais impactadas pelo patrocínio?

Pesquisa da ILUMEO mostra que 73% das pessoas que assistiram ao BBB 24 se lembram da presença do iFood no programa. Em segundo lugar, ficou o Mercado Livre com 72% de brand recall.

O BBB 24 chegou ao fim na última semana, e as empresas começaram a organizar dados para calcular o retorno dos investimentos nas cotas de patrocínio.

Para ajudar a dimensionar esses impactos, a ILUMEO realizou uma pesquisa com 1.180 pessoas de todo o Brasil nos dias 17 e 18 de abril, logo após o término do reality show.

Na pesquisa, foram avaliadas 20 marcas, que fizeram investimentos em diferentes cotas de patrocínio, incluindo:

  • Cota Brothers: Ademicon, CIF, Hypera Pharma, Latam e McDonald ‘s.
  • Cota Camarote: Amstel, Chevrolet, Downy, Esportes da Sorte e Rexona.
  • Cota Big: Mercado Livre, Stone e Seara.

Dentre os principais aprendizados, verificamos que as marcas mais lembradas pelos espectadores do BBB 24 foram Ifood (73%) e Mercado Livre (72%).

O gráfico abaixo mostra a lembrança (recall) de 20 marcas:

Para além da lembrança, também pesquisamos qual é o incremento que o BBB 24 gerou na força das marcas. A ideia é iniciar um diagnóstico do impacto do patrocínio no negócio.

A análise compara o nível de força de cada marca entre pessoas que acompanharam o BBB 24 com aquelas que não acompanharam o programa.  Mesmo sem isolar os investimentos que cada empresa realizou simultaneamente em outras mídias, há aprendizados interessantes sobre o efeito do reality show nas marcas.

Conforme a tabela abaixo, as marcas mais impactadas pela presença no programa foram Ademicon (+1,8 de força de marca), Oi (+1,3), Esportes da Sorte (+1,2), Kwai (+1,2) e Stone (+1,2).

Na prática, como era de se esperar, todas as marcas apresentaram ganhos em força de marca.

Um insight interessante é que empresas menos conhecidas, como Ademicon e Esportes da Sorte, têm um incremento grande em sua força de marca quando comparadas às marcas mais conhecidas, que já são grandes anunciantes há muitos anos.

A partir destes dados de força de marca, é possível dar os primeiros passos para estimar os resultados financeiros de branding nessas ações. Veja o blog para entender como demonstrar estes impactos no negócio.

Mais dados sobre as marcas no BBB24

Os anunciantes estão cada vez mais orientados a dados e pressionados para terem metodologias assertivas de cálculo de retorno de investimentos de marketing.

Segundo Diego Senise, CEO da ILUMEO e autor do livro Retorno de Investimentos em Comunicação:

“Além de calcular o impacto nas vendas, é importante mensurar a oscilação dos atributos percebidos nas marcas e por quanto tempo o patrocínio continua gerando efeito na mente dos consumidores.”

Para acessar mais resultados da pesquisa, acesse o Onepage com os principais destaques.

A sua marca foi patrocinadora dessa edição?

Nossos especialistas estão realizando as apresentações com os dados de cada marca individualmente com as empresas. Entre em contato para agendar.

 

Sobre a ILUMEO

A ILUMEO é uma consultoria focada em Marketing Effectiveness que atende grandes marcas há 13 anos. São mais de 700 projetos entregues para as maiores empresas do país.

Somos formados por times multidisciplinares de especialistas com Domain Expertise em desafios de Marketing Effectiveness, com foco na  avaliação estatística do retorno de investimentos em marca e performance

Nossos sócios (Diego Senise, Otavio FreireFelipe Senise) possuem atuações diversas no universo acadêmico.

Diego e Otávio são coautores do livro Retorno de Investimentos em Comunicação – Avaliação e Mensuração (2013). Diego Senise é professor convidado de Comportamento do Consumidor da ECA-USP (curso de Publicidade) e Otávio Freire é professor de Gestão de Marcas e Avaliação de Campanhas Publicitárias na EACH-USP (curso de Marketing).