Como marcas e categorias podem ser impactadas pelo crescimento das “Bets”?

Nos últimos anos, o mercado de apostas online no Brasil cresceu significativamente. Estimativas com base em dados divulgados pelo Banco Central revelam que os brasileiros gastaram cerca de 50 bilhões de reais em apostas durante o ano de 2023. Esse valor supera até mesmo o total movimentado pelas exportações brasileiras de carne bovina no mesmo período, conforme reportado pelo Jornal do Comércio.

Esse gasto considerável, no entanto, não surge do nada. Cada real gasto em apostas representa uma escolha em detrimento de outras atividades de consumo.  

Por exemplo, se alguém investe 50 reais em apostas, é provável que tenha optado por não gastar esse valor em outras áreas de consumo durante o mesmo período. 

Esse pensamento é relacionado às consequências de segunda ordem.

Consequências de Segunda Ordem

Para explicar melhor esse tipo de efeito, podemos analisar outro grande caso internacional: o Ozempic, um medicamento relacionado ao emagrecimento.

O professor Scott Galloway, da Universidade de Nova York, recentemente destacou o impacto desse medicamento não apenas na saúde e na aparência dos consumidores, mas também em seus hábitos de consumo.

Conforme Scott explica, uma pesquisa realizada com 300 usuários de Ozempic revelou que 77% deles afirmaram visitar restaurantes de fast-food com menos frequência desde que começaram a usar o medicamento. Além disso, o Walmart já estaria observando uma queda nas compras de alimentos entre pessoas que estão tomando medicamentos GLP-1.

Mudanças no consumo de comida após medicamentos GLP-1 (como Ozempic). Professor Scott Galloway.

Ou seja, conforme os consumidores buscam perder peso com o auxílio de medicamentos como o Ozempic, é provável que eles evitem alimentos gordurosos e pouco saudáveis, ou reduzam o consumo de bebidas alcoólicas.

À medida que o medicamento se torna mais popular, esses outros setores são afetados pela queda no consumo.

Esses exemplos evidenciam como uma mudança em uma categoria aparentemente distante, como a de medicamentos, pode influenciar diretamente o comportamento de consumo em outras áreas.

 

Reflexões sobre o Mercado Brasileiro

No contexto brasileiro, o crescimento das apostas online levanta questões parecidas.

Casas de apostas presentes no Brasil (exemplos). Agenda do Recife.

Como o bolso do apostador é finito, para participar das apostas ele precisa usar o dinheiro antes destinado a outras atividades de consumo. Nesse caso, são R$50 bilhões de reais migrando de diferentes categorias para as “Bets” – o suficiente para impactar grandes segmentos.

Sabendo disso, a questão central para as marcas é:

Quais categorias estão sofrendo (ou vão sofrer ainda mais) na medida em que as pessoas estão decidindo apostar durante um jogo de futebol?

Será que os apostadores estão migrando de uma marca de cerveja premium para uma mais popular? Diminuindo a frequência dos churrascos? Deixando de assinar um serviço de streaming?

No caso das apostas, o comportamento também pode ser condicionado, como “se perder, não ando de Uber essa semana”, ou “se ganhar, vou comemorar com um delivery”.

Ao entender que o efeito é uma ameaça para o negócio, possíveis próximos passos seriam estudar:

  • Quem são essas pessoas que estão migrando dinheiro entre categorias?
  • Quais são os produtos e marcas mais suscetíveis a essas variações (positiva ou negativamente)?
  • Como se precaver com relação a isso? Novos produtos? Preço e promoções? Diferentes abordagens de marca?

Na prática, cada marca e categoria serão impactados de formas diferentes, a depender dos padrões comportamentais do consumidor.

É por isso que, para reações rápidas, a recomendação é estudar a jornada e hábitos de consumo dentro das especificidades do negócio em questão. Este outro blog é um exemplo prático de como esses estudos possibilitam resultados de marca e performance no curto-prazo.

Aqui na ILUMEO, grandes marcas nos procuram para estudar o impacto de fenômenos como esses. Somos referência em unir expertise de mercado com o que existe de mais atualizado em papers científicos internacionais.

Ao todo, são mais de 700 projetos entregues ao logo dos últimos 13 anos unindo Data Science à otimização de Marketing das maiores empresas do país e do mundo.

Saiba mais sobre as nossas soluções.