ROI de branding: Falando a língua de CEOs que exigem eficiência

No Digitalks EXPO 2023, o Diego Senise (CEO da ILUMEO e professor da USP) mediou um painel de debate sobre Retorno de Investimentos em branding. Em conjunto com a Thaiza Estevão (Diretora de Marketing da Youse) e a Vivian Zwir (CMO do Grupo Casas Bahia), foram discutidos processos, métodos e cultura na gestão de branding em contextos de busca pela eficiência máxima.

Dentre os tópicos, as diretoras levantaram dicas, metodologias e métricas para mensurar e comprovar os impactos das ações de marketing nas discussões de C-level.

Confira abaixo um resumo da conversa: 


#1 Como o marketing contribui para o negócio?

Cada vez mais, espera-se que profissionais de marketing entendam de detalhes do negócio, e como os esforços da empresa (incluindo os de comunicação) impactam nessa geração de valor. Veja mais no minuto 0:52.

#2 Como encontrar verba para oportunidades e inovações?

Uma vez que, em tempos de restrições orçamentárias, quase nunca existem linhas de budget para oportunidades de marketing, é preciso estabelecer métodos de otimização que identifiquem e sugiram os movimentos de realocação que servirão como testes. Entenda como no minuto 02:48.

#3 Qual a distribuição ideal do orçamento de marketing?

O orçamento de marketing é um só, a ser dividido entre os custos fixos, ferramentas, parceiros, mídia, produção e outros. É preciso entender o equilíbrio entre working e no-working money, se baseando nos dados de brand tracking e marketing mix modeling para priorizar o que tem mais potencial de trazer resultados. Mais em 06:04.
 

#4 Como comprovar que marketing é investimento, e não despesas a serem cortadas?

Investimento em marketing só é considerado investimento se conseguirmos unir dados que consigam comprovar o impacto real que está gerando nos resultados de negócio, como vendas e margem. No minuto 09:07, falamos mais sobre como lidar com essas métricas e comprovar para o board da empresa que branding e marketing não devem ser tratados como despesa.