Todo mundo já deve ter passado por isso. Domingo a tarde, aquele calor e tudo que a gente deseja é algo para refrescar. Você abre a geladeira, olha para o congelador e vê aquele pote de sorvete sorrindo. Um sentimento de sorte e felicidade te dominam até que, ao abrir a embalagem, você percebe que havia apenas feijão velho guardado.
Essa e outras situações de surpresa, que a maioria de nós já passou, é uma consequência direta da mania dos lares brasileiros de reutilização de potes, como o do sorvete, do requeijão, da garrafa do suco de uva, etc. E esse reaproveitamento de embalagens, faz com que a vida útil de um produto só chegue ao fim quando o consumidor decidir.
Mas é claro que se tratando de um povo criativo como o nosso, a reutilização não ia parar apenas em simples potes para guardar sobras de comidas. Por meio da plataforma de monitoramento de Dark Social da Ilumeo, o Hidden Insights, temos descoberto diversos outros usos menos esperados que dão um segundo sentido para o consumo de alguns produtos e marcas.
Esses usos inusitados, circulam em vídeos ou imagens no WhatsApp, onde pessoas comuns dividem suas criações com outros usuários. Existem usos bem simples que talvez você conheça, como aproveitar a tampa de garrafas pet para fechar sacos de comida ou transformar uma caixa de leite em porta algodão para maquiagem, e até usos mais elaborados combinar diversos itens construção de brinquedos infantis.
Um pouco de criatividade e as embalagens viram a diversão da criançada
Algumas marcas mais queridas, conseguem um destaque maior, virando quase que objetos decorativos dentro de casa. Já imaginou uma cozinha apenas com utensílios da Heineken, reaproveitando os barris e garrafas da marca?
Mas não são só embalagens de alimentos que ganham um uso diferente. Desde o início do ano, existe uma febre em torno das embalagens de desodorante e o motivo talvez seja o mais inusitado de todos. Parte do dispositivo de spray de alguns produtos possui o formato de um anel e, pela sua cor brilhante, tem chamado a atenção dos apreciadores de bijuteria. Parece que alguns desodorantes da Dove e outros da Rexona possuem essa peça o que tem levado os usuários a comprarem os cosméticos apenas para abrir e confirmar se o boato é de verdade ou apenas uma mentira.
E existem até usuários que passam a se especializar nesses conteúdos de reutilização. O perfil do Tik Tok @enok0806, com mais de um milhão de seguidores, produz apenas vídeos com essa orientação, iniciando todos os conteúdos com a tag “morria e não sabia”, já conhecida na plataforma para as gambiarras. São usos bem diversos, que vão desde um limpador de peixe com tampa de garrafa, até um porta papel higiênico com um galão que seria descartado.
Outro uso interessante já monitorado é o voltado para vendas. Marcas que possuem a venda direta em seu modelo de negócio tem em suas consultoras um potencial criativo enorme. Uma revendedora da Natura, por exemplo, utilizou suas habilidades em trabalhos manuais para dar uma nova roupagem para seus sabonetes e ela gravou um vídeo compartilhando a ideia com outras consultoras.
A criatividade dos consumidores pode inspirar as marcas
Por fim, cabe o destaque para a reutilização da embalagem de algumas marcas mais caras para envelopar os produtos mais baratos. São embalagens de cervejas, bebidas destiladas ou refrigerantes líderes sendo preenchidas por produtos mais baratos, dando ares de luxo para um churrasco ou uma refeição, sendo esse um movimento que se intensifica quando se aproximam as visitas dos parênteses.
Depois de tantos usos diferentes, fica claro que o ciclo de vida de um produto (ou de sua embalagem) pode durar muito mais do que esperamos. Resta esperar que as marcas entendam melhor esse movimento cultural bem brasileiro e fiquem de olho nas novas oportunidades que surgirem.
Seja para participar ou até criar novas conversas, monitorar os usos das embalagens da concorrência ou mesmo para obter insights para adaptações de produto, Hidden Insights é a plataforma que permite que você veja tudo que circula e que poucos conseguem ver. Entenda melhor como é possível monitorar as tendências do WhatsApp e de outras redes de Dark Social conversando com um de nossos especialistas.