Levantamento mostra como cinco pesquisas alcançaram resultados diferentes ao tentar mensurar o número de usuários de aplicativos de carona
Ainda que o uso de dados seja fundamental no embasamento de uma tomada de decisão, é importante ter em mente que o método escolhido para análise tem o potencial de alterar fortemente o resultado. Em outras palavras, o caminho pode alterar as respostas.
Daí a importância fundamental do diálogo entre a pesquisa acadêmica e o mercado. É dentro da universidade que há maior possibilidade de que fenômenos sociais sejam desvendados de maneira especializada. Logo, realizar uma revisão da literatura científica que investigue os problemas em questão é o primeiro passo em direção a respostas mais precisas.
Um exemplo prático é uma matéria recente do site de tecnologia e negócios Recode, que mostrou como cinco pesquisas alcançaram resultados diferentes ao tentar mensurar quantos norte-americanos usam aplicativos de carona do tipo Uber.
O artigo comparou dados levantados por cinco respeitados institutos de pesquisa, que utilizaram diferentes métodos na mensuração: eMarketer, Pew Research, Second Measure, Toluna e Earnest Research. Os resultados estão descritos na tabela a seguir.
Em 2018, a porcentagem de norte-americanos que utiliza aplicativos de carona é diferente para cada uma dessas instituições: eMarketer (24,4%), Second Measure (31,9%), Toluna (35%) e Earnest Research (43%). A última pesquisa do Pew Research foi realizada em 2015, quando o instituto levantou que 15% de norte-americanos utilizavam aplicativos como Uber.
Por que os resultados são diferentes?
Os institutos Second Measure e Earnest Research utilizaram, como fonte de dados, relatórios de gastos com cartões de crédito e débito. Ou seja, averiguaram a quantidade de usuários que gastavam dinheiro com aplicativos de carona para inferir a porcentagem de norte-americanos que utilizavam esses serviços na população como um todo.
Essa amostra apresenta limitações, uma vez que os detentores de cartão tendem a viver em centros urbanos e são mais ricos do que a população em geral. É mais provável que esses indivíduos sejam mais expostos aos aplicativos de carona, uma vez que eles estão presentes em ambientes urbanos e requerem pagamento via cartão.
Além disso, os institutos mencionados contabilizavam quaisquer usuários que tenham utilizado os aplicativos ao menos uma vez. Medir períodos de tempo específicos (por exemplo, o ano de 2017) poderia fornecer um retrato mais preciso do número real de usuários.
Já os institutos Pew Research, Toluna e eMarketer utilizaram questionários e pesquisaram um número estatisticamente relevante de pessoas em prol dos resultados. O Pew Research perguntou online para 4.787 adultos se eles já haviam utilizado serviços como Uber. A Toluna usou um método semelhante e pesquisou online 1.028 adultos. Já o eMarketer, além de questionários, utilizou também dados secundários de outras empresas.
Embora os dados sejam mais representativos frente à população geral, questionários com autodeclarações sempre podem apresentar limitações em relação à maneira como os entrevistados relatam seus comportamentos.
Diante da coleta de dados para desvendar questões relativas ao seu negócio, é fundamental cuidado na escolha do método da pesquisa. Os dados devem ser coletados segundo critérios que correspondam aos objetivos do estudo. Além disso, como dissemos inicialmente, é fundamental definir métodos conectados ao que há de mais recente na literatura científica.