Ilumeo é reconhecida com selo DNA USP

Iniciativa da Universidade de São Paulo chancela empresas envolvidas com seus programas de negócios e inovação

 

A Ilumeo foi reconhecida pela Universidade de São Paulo com o selo DNA USP. A marca identifica empresas constituídas por alunos, ex-alunos ou pesquisadores que passaram pela instituição e possuem empresas resultantes de processos de incubação ou aceleração em alguma incubadora de negócios.

O selo, sob a chancela da Agência USP de Inovação (AUSPIN), é uma forma de demonstrar o incentivo da universidade ao empreendedorismo, produção científica e ao desenvolvimento tecnológico dos agentes conectados ao seu ecossistema. É possível consultar todas as empresas com DNA USP no site.

Com 11 anos, a história da Ilumeo está fortemente entrelaçada com as metodologias científicas, sendo motivo de orgulho inserir um reconhecimento como o selo DNA USP entre suas credenciais.

Essa parceria entre mercado e academia está inserida na cultura da Ilumeo e agrega valor na atuação da empresa. Primeiro, principalmente por lidar com Ciência de Dados, área que necessita de muito conhecimento científico para construir modelos algorítmicos de alta eficácia para atingir resultados relevantes para as necessidades de negócios de seus clientes. Inclusive, o portfólio da empresa possui nomes como Nestlé, Ambev, Youse, entre outras dezenas de grandes corporações nacionais, agregando expertise científica, mercadológica e de tecnologia em dados em diversas áreas. 

 

Leia também: O case da Ilumeo com a Youse sobre retenção de clientes

 

A cada novo projeto de Data Science, a equipe busca papers científicos relevantes publicados em Top Journals mundiais sobre o segmento em questão, a fim de embasar o trabalho com o que de mais atual e importante existe de conhecimento produzido.

Por falar em DNA, os próprios fundadores e sócios da Ilumeo possuem uma forte atuação acadêmica com a própria USP e outras universidades. Otávio Freire, Head of Science da Ilumeo, é professor universitário, autor de livros, e orientador de mestrados e doutorados, todos na área de Marketing; Diego Senise, Head of Data Tech, atua na área da Publicidade, é doutor pela USP, autor e professor. Inclusive, sua tese de doutorado, sobre traços de personalidade na avaliação de comunicação, foi tema de um post aqui no blog; Felipe Senise é bacharel em Comunicação pela USP, com MBA em Finanças pelo Insper. 

Outra vertente da integração academia e mercado na Ilumeo é na construção da equipe de trabalho, priorizando a contratação de estudantes ou profissionais com níveis de mestrado e doutorado, além de um estímulo real aos estudos acadêmicos. Inclusive com as horas de estudo sem necessidade de compensação das horas não trabalhadas, permitindo uma maior dedicação aos cursos, cujo conhecimento também acabam sendo empregados em projetos com clientes.

“Geralmente, as pessoas pensam que é o caminho contrário, de levar os dados das empresas para os acadêmicos analisarem. É um caminho possível e super útil, mas o caminho contrário, do mercado se inclinar aos papers, geram muito resultados e isso é cultural, precisa insistir para que isso aconteça dia a dia. Na Ilumeo, fazemos isso há mais de 10 anos e estamos colhendo os frutos, colocamos isso no framework de novos projetos, está embutida já no desenho de nossas consultorias, direto no way of working e também transformamos isso em produtos escaláveis, indo além da prestação de serviços, como propriedade intelectual da empresa. Isso é super trabalhoso, mas recompensa!”, conta o co-founder Diego Senise. 

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, é possível assinar a newsletter semanal da Ilumeo no formulário abaixo.