Estudo inédito: 83% dos brasileiros consideram realizar apostas esportivas

Pesquisa da ILUMEO  mostra que 83% dos brasileiros realizam ou considerariam realizar apostas esportivas. A maioria, com finalidade de renda extra. 

Nos últimos anos, o mercado de apostas online no Brasil cresceu significativamente, movimentando grandes investimentos publicitários e impactando o bolso de milhões de brasileiros.

Segundo pesquisa realizada pela ILUMEO, 83% dos brasileiros realizam ou considerariam realizar apostas esportivas. A pesquisa foi realizada com 2.327 pessoas de todo o Brasil entre os dias 20 de maio e 9 de junho, e analisou sua relação com apostas esportivas.

Os principais insights do estudo foram compartilhados no Webinar “Bets: Dados de Marca e Comportamento do Consumidor”.

No estudo, foram pesquisadas as motivações e bloqueios que influenciam o comportamento.

Entre os consumidores da categoria, 62% apostam com o objetivo de gerar renda extra e quase o dobro do número de apostadores por diversão (37%).

Em 2023, um estudo da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) mostrou que há mais brasileiros que investem em apostas esportivas do que brasileiros que investem na Bolsa. Inclusive, 22% dos entrevistados dizem que apostar é uma forma de investir.

Por outro lado, entre quem não realiza apostas, as principais razões são relacionadas ao ceticismo: acreditam que não tem habilidades necessárias (39%) ou que são baixas as chances de ganhar (27%). Bloqueios como medo de compulsão (31%) e conservadorismo financeiro (20%) também se destacam.

A ILUMEO também pesquisou a percepção das marcas de Bets.

Quando perguntados sobre quais marcas já ouviram falar, a amostra de consumidores lembra-se de 200 marcas. Inclusive, mostrou-se comum a confusão entre diferentes marcas já que, grande parte delas, tem a palavra “bet” no nome da marca.

De acordo com o CEO da ILUMEO e Professor de Comportamento do Consumidor na USP, Diego Senise,

“Em geral, as marcas que se destacam fazem grandes investimentos focados em mídias de massa com alta frequência para construção de branding, não só performance em meios digitais.”

Isso é relevante, pois a pesquisa mostra que 70% dos consumidores dizem que o principal critério para escolha da casa de apostas é reputação da marca.

Nesse cenário com muitas marcas disputando espaço no imaginário e bolso dos apostadores, destacam-se a Betano e Bet365, que são conhecidas por 90% e 85% dos pesquisados, respectivamente.

Marcas menores como Bet7k apresentam apenas 20% de lembrança.

Dados completos: O Delfos das Bets

O estudo divulgado no Webinar é parte do Delfos, plataforma de gestão de marca e performance da ILUMEO

O Delfos é uma suíte de soluções com foco em líderes de marketing. Nossa missão é impulsionar decisões data driven sobre investimentos de mídia e branding, com dados mensair/semanais da sua marca nativamente integrados com Media Mix Modeling.

Entenda como a plataforma do Delfos ajuda as grandes marcas do país a otimizar o ROI de branding.

Sobre a ILUMEO

A ILUMEO é uma consultoria focada em Marketing Effectiveness que atende grandes marcas há 13 anos. São mais de 700 projetos entregues para as maiores empresas do país.

Somos formados por times multidisciplinares de especialistas com Domain Expertise em desafios de Marketing Effectiveness, com foco na  avaliação estatística do retorno de investimentos em marca e performance

Nossos sócios (Diego Senise, Otavio FreireFelipe Senise) possuem atuações diversas no universo acadêmico.

Diego e Otávio são coautores do livro Retorno de Investimentos em Comunicação – Avaliação e Mensuração (2013). Diego Senise é professor convidado de Comportamento do Consumidor da ECA-USP (curso de Publicidade) e Otávio Freire é professor de Gestão de Marcas e Avaliação de Campanhas Publicitárias na EACH-USP (curso de Marketing).