Análise do uso de Data Science para agregar valor aos negócios com um olhar mais detalhado sobre o uso da telemetria no mercado de seguros.
Contar com o uso de sistemas estáveis tem sido uma preocupação cada vez mais frequente das empresas, uma vez que qualquer aplicação, ao parar de funcionar, pode gerar um grande prejuízo aos negócios. Justamente por isso tem se falado cada vez mais sobre o uso da Ciência de Dados e mais especificamente da telemetria para aplicações no mercado. Mas o que realmente é a telemetria, e como relacioná-la com o uso de dados para obter benefícios para os negócios?
A telemetria é resumida como o ato de medir alguma coisa de forma remota e automática. Explicando melhor, essa tecnologia levanta, armazena e repassa dados e informações de forma remota, e as envia para o sistema de uma determinada empresa. Em geral, essas informações são transmitidas pelos mais diversos canais de comunicações sem fio existentes, sejam eles de internet, de telefonia celular ou mesmo de rádio.
Uma aplicação muito comum para a telemetria, por exemplo, é no setor de transportadores, permitindo identificar e corrigir hábitos dos motoristas e obter informações sobre o desempenho dos veículos. Outro uso conhecido é na agricultura, em que a maioria das atividades relacionadas ao cultivo dependem de informações sobre as condições de solo e tempo. Dessa forma, utiliza-se a telemetria em estações de monitoramento que transmitem de volta os dados necessários através de rádio terrestre, e eventualmente via satélite.
Além disso, plataformas como Google Chrome, e sistemas operacionais como Windows, Android e iOS, bem como aplicativos móveis e de desktop, como Spotify e Microsoft Office, fazem uso da telemetria para reunir dados que importam para o dia a dia das empresas, enviando-os diretamente para seus fabricantes (nesse caso, a permissão do usuário é necessária).
Como a telemetria agrega valor aos negócios?
A intenção central do uso de dados e telemetria no contexto dos negócios é melhorar os sistemas das empresas, para que possam operar em diferentes ambientes da forma mais assertiva possível. Assim, a ideia é que, através do uso da telemetria, por exemplo, seja possível operar, coletar e analisar dados para, em seguida, melhorar o código do sistema e alcançar um comportamento mais adequado para aquele negócio.
Entre as principais coisas que a telemetria pode agregar a um negócio, é a economia de tempo para os usuários, e de dinheiro para as empresas. Por exemplo: vamos imaginar que uma empresa possua um aplicativo em execução, com uma tela de perguntas frequentes para seus usuários. Dessa forma, assim que seus usuários chegarem nesta tela, poderão deixar de utilizar o serviço de call center, uma vez que já encontraram o que procuravam. Isso significa mais tempo para o usuário e economia de dinheiro para a empresa.
Ou seja, a telemetria pode ser usada para diferentes fins, muitos deles podendo realmente agregar valor a um negócio. É possível, a partir do uso de dados, verificar diversos níveis de operação do serviço, os principais serviços acessados pelos clientes, o caminho utilizado pelo usuário para realizar determinados processos, entre outros.
Assim, enquanto a empresa fizer uso da prática de telemetria para observar esses importantes processos, independente do sistema utilizado, os gestores serão capazes de realizar ações preventivas ou corretivas, solucionando problemas ou mesmo evitando que eles aconteçam.
Como a telemetria é diferente de outros dados?
Contudo, é importante ressaltar aqui que existem diferentes métodos para fazer a captura, a análise e uso de dados, e a telemetria é apenas um deles, possuindo suas especificidades, mas também suas vantagens. A principal delas é que ela funciona como um processo automático de coletar medições ou outros dados, e consegue fazer isso a partir de fontes remotas ou inacessíveis, transmitindo essas informações a um sistema de TI em outro local para monitoramento e análise. Ou seja, funciona em condições que outras tecnologias não operam.
Além disso, outro principal benefício dos dados de telemetria é que eles fornecem uma compreensão profunda do desempenho no mundo real de qualquer dispositivo ou fonte de dados de aplicativo em que uma empresa opte por se concentrar.
Assim, seja qual for a área do mercado, isso pode gerar insights e percepções significativas sobre a experiência do usuário final e, em seguida, decidir como simplificar e otimizar essa experiência, aumentando a produtividade do negócio.
Os desafios e necessidades do uso da telemetria em geral
Apesar de a telemetria não ser um conceito novo, o uso e desenvolvimento desta tecnologia ainda deve trazer enormes desafios para os responsáveis pela coleta, integração e análise de dados. Especialmente em um mercado em que a regulação a respeito dessas práticas é cada vez mais discutida.
Hoje, o aumento mais recente do uso da telemetria é em torno do uso dos novos dispositivos empregados para coletar todo o tipo de informação. E com a ascensão da chamada Internet das Coisas, percebe-se o surgimento de um grande número de dispositivos com capacidade de produzir e fazer uso de dados, desde máquinas de ressonância magnética em hospitais até o robô que faz a limpeza em seu apartamento. Justamente por isso, é preciso que essas informações sejam coletadas e colocadas em um estrutura apropriada para o seu armazenamento, fazendo com que, posteriormente, os dados possam ser transferidos para um banco de dados orientado para uma análise mais completa.
E é justamente aí que os problemas começam, uma vez que nem todos os sistemas estão preparados para lidar com esse grande número de informações. Assim, a integração de dados se torna crítica para a maioria das operações de telemetria, e há uma necessidade crescente de gerenciar com eficácia um volume cada vez maior de dados.
Portanto, é fundamental descobrirmos o melhor caminho para a integração desses dados, expandindo com segurança o uso da telemetria. Para isso, é necessário identificar a origem dos dados, bem como a forma como estes devem ser gerenciados, além da necessidade de lidar com megabytes, talvez gigabytes de dados por hora, provenientes de um único dispositivo.
Telemetria no campo das seguradoras
Finalmente, quando analisamos a questão da telemetria no contexto das seguradoras, é importante entender como essa tecnologia é aplicada a este mercado, e por que ela é importante e vantajosa aos negócios. Hoje, junto com o aumento das apólices de seguro com base no usuário, a telemetria se consolida como uma das inovações digitais com mais impacto nesta indústria.
Por exemplo, é graças à telemetria que as seguradoras conseguem aumentar sua frequência de interação e proximidade com os clientes, visando oferecer serviços extras, aumentar sua lucratividade por meio da especialização e desenvolver uma melhor compreensão dos riscos e do comportamento do cliente. Na Itália, por exemplo, de acordo com informações da Swiss Re, entre as maiores companhias de seguros do mundo, em 2016 cerca de 16% dos contratos de seguro de automóveis apresentavam dispositivos de telemetria. Hoje, esse número deve ser ainda mais significativo.
Portanto, para entender melhor sobre os pontos a respeito da telemetria no mercado de seguros, faremos uso de 3 estudos de caso: das empresas Nationwide, Co-operators e NYCM.
Nationwide
No caso da americana Nationwide, a seguradora decidiu investir na tecnologia UBI e desenvolveu uma solução de seguro via telemetria, chamada SmartRide. A partir deste programa, a empresa utiliza um dispositivo OBD conectado à porta de diagnóstico a bordo do carro para coletar informações de quilometragem e dados de comportamento do motorista. Como resultado, os clientes recebem orientação e feedback com base em seu comportamento, e podem ganhar descontos de até 40% para uma direção segura.
Co-Operators
Já o programa UBI lançado pela Co-Operators demonstra que a telemetria de seguros pode oferecer às empresas uma vantagem competitiva interessante. Isso porque a seguradora implementou uma soluçãopara o uso de dados em diferentes pontos de sua cadeia de valor. Por exemplo: em suas interações com os clientes, a empresa foi capaz de aprimorar o processo de gestão de sinistros e oferecer aos usuários serviços extras com a ajuda dos dados coletados.
Além disso, a partir da telemetria, a operadora conseguiu oferecer uma experiência móvel para os clientes na forma de um aplicativo, permitindo que eles pudessem conferir suas pontuações de final de viagem e receber um treinamento específico para o seu perfil.
NYMC
Enfim, no caso da NYMC, ou New York Central Mutual Fire Insurance Company, a empresa introduziu um programa de telemetria chamado inControl™, utilizado para melhorar os negócios. A partir dele, motoristas adolescentes e pais podem receber alertas de e-mail ou texto para monitorar travagens e acelerações bruscas nos veículos, bem como excesso de velocidade, tempos de direção não autorizados e locais de direção não aprovados.
Além disso, os motoristas têm acesso a informações em tempo real sobre seus hábitos de direção por meio de um portal da web. Motoristas qualificados também recebem um desconto de participação de 10% nos primeiros doze meses, e os segurados podem economizar até 30% no prêmio de renovação.
Bônus: Tesla
Até mesmo a Tesla aderiu a um sistema similar, com um programa de pontuação que ajudou os motoristas a evitarem acidentes, mitigando 30% de colisões e infrações de trânsito. A ferramenta, chamada Safety Score Beta, avalia os donos de Tesla residentes na Califórnia sobre seu comportamento ao volante, passando todos os dados para o sistema interno da montadora de Elon Musk. Entre os benefícios de “dirigir melhor”, estão a possibilidade de ser incluído no programa de seguro próprio da marca. Segundo dados da Tesla, hoje cerca de 150 mil motoristas utilizam o programa.
Benefícios da telemetria para o setor de seguros
Por fim, como pudemos perceber, entre os benefícios da telemetria para o setor de seguros, a economia e o bem-estar dos clientes parecem receber o maior destaque. Nos exemplos que vimos anteriormente, dispositivos de telemetria instalados em veículos permitiram analisar o comportamento geral do motorista, coletando informações valiosas para entregar um serviço de seguros cada vez mais personalizado, e também para determinar o custo do seguro.
Além disso, outro benefício, como vimos, é estimular e fortalecer a responsabilidade nas estradas, fazendo com que os clientes reduzam o custo de seus seguros em até 25% ao diminuir ou erradicar comportamentos imprudentes no trânsito.
Enfim, um importante benefício do uso da telemetria no contexto dos seguros é a redução de sinistros, não apenas em relação aos custos de contratação e operacionais, mas também na redução em mais da metade dos custos com acidentes rodoviários.
Dessa forma, o uso da telemetria e de tecnologias de análise, coleta e uso de dados não apenas traz vantagens financeiras para qualquer tipo de negócio, como também pode se tornar uma valiosa aliada para redução de riscos, como no caso do mercado de seguros, e para tornar os processos da empresa cada vez mais assertivos e refinados.
Ou seja, a telemetria pode sim agregar muito valor ao negócio. Porque oferece ao gestor inteligência para agir antes que as coisas aconteçam, guiando suas ações e práticas em direção ao crescimento da empresa, e à oferta de soluções cada vez melhores para seus clientes.