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Os dois lados da Inteligência Artificial de prateleira

 


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Utilizar soluções rápidas de IA pode ser a porta de entrada das organizações para aprimorar dados, tecnologia e estratégia. Porém, é fundamental avançar alguns níveis de sofisticação conforme as necessidades de crescimento ficam mais evidentes.

 

A Inteligência Artificial está evoluindo rapidamente e empresas de vários setores e tamanhos podem se beneficiar dessa tecnologia. Desde a simplificação de tarefas administrativas até melhoria de campanhas de marketing, existem inúmeras maneiras da IA aumentar a produtividade e a eficiência dos negócios.

Podemos dizer que existem diversos níveis possíveis de implementação de IA nas empresas, com maior ou menor grau de sofisticação, possibilidades de aplicação e exigência de recursos. Embora se possa pensar que o investimento nessa tecnologia seja alto, existem formas de implementar IA em um nível mais básico, com soluções menos complexas e que já podem dar bons frutos.

O primeiro passo é entender se é necessário desenvolver um projeto de IA específico para o negócio ou se a melhor opção é incorporar algo já existente aos projetos da empresa. 

Algumas das etapas de preparação para esse batismo em IA pode ser integrar aplicativos, softwares ou soluções de terceiros que permitam aumentar a produtividade da força de trabalho atual, automatizar processos e deixar a equipe mais focada no que traz mais retorno e valor.

Algumas maneiras específicas pelas quais as empresas podem aproveitar a Inteligência Artificial e obter resultados rápidos são, por exemplo, utilizar chatbots para atendimentos em alguns canais de comunicação, fazer análise automatizada do site, com implementação de melhorias para tráfego de usuários; anúncios segmentados com definições automáticas em plataformas digitais; softwares que simplificam tarefas comuns e repetitivas do dia-a-dia; análise de sentimento em redes sociais e outros fóruns online para medir a satisfação do seu público em tempo real.

Todas essas soluções hoje já contam com fornecedores que oferecem soluções “plug & play”, com relativamente baixo custo e pouca expertise da empresa em questões de inteligência artificial.

Obviamente, esses benefícios trazem consigo limitações. Após algum tempo de uso dessas ferramentas, é muito provável que comece a surgir uma necessidade maior de adaptação ao seu negócio, o que esbarrará na característica “one size fits all” da maioria dessas ferramentas. E aí pode ser a hora de avançar um passo e implantar projetos exclusivos e proprietários de IA, que sejam personalizadas para o cenário da empresa e suas particularidades.

Neste passo é importante contar com a expertise de profissionais e parceiros que já tenham experiência de campo, pois o processo vai contemplar desde a padronização, coleta e compilação de dados de negócios e sua estruturação até a modelagem dos algoritmos e surgimento de insights e análises que podem mudar os rumos da empresa.

Este momento marca uma subida de nível na sofisticação do uso de dados de forma estratégica no negócio e passa, inclusive, pelo treinamento interno de pessoal para saber lidar com esse novo universo. Afinal, de nada adianta uma tecnologia de ponta se ela ficar fechada em uma sala ou presa em uma máquina e não for compartilhada com as pessoas que podem se beneficiar disso.

Por um lado, é fato que a Inteligência Artificial é uma tendência que não pode ser ignorada e aqueles que não começarem a considerá-la e experimentá-la estão perdendo oportunidades de melhorar seu desempenho interno e percepção de valor junto ao seu público. Porém, por mais que começar a utilizar soluções rápidas de Inteligência Artificial possa ser a porta de entrada que dá o pontapé inicial nesse movimento, na medida em que as as limitações de soluções de prateleira ficam evidentes, é imprescindível subir alguns degraus e contar com maiores níveis de sofisticação e projetos exclusivos.