Quando há sinal de que o bot não conseguirá responder rapidamente a uma pergunta, o Booking.com encaminha a consulta para um agente de atendimento ao consumidor ou para o anfitrião – o próprio bot define quem é a pessoa mais adequada para responder.
Por exemplo, se um viajante já realizou check-in e está em dúvida sobre como reiniciar o roteador da internet, é provável que o bot encaminhe a pergunta diretamente para o proprietário, dada a especificidade do assunto. No entanto, o bot atualmente responde cerca de metade de todas as consultas por si só, sem a necessidade de escalar um ser humano.
O Assistente de Reservas consegue lidar com 90 subtópicos específicos. Dentre eles, pagamento, transporte, horários de chegada e partida, alterações de data, pedidos de cancelamento, informações sobre estacionamento, solicitações de cama extra, políticas para animais de estimação e disponibilidade de internet.
Bots impulsionarão os negócios?
O bot funciona por meio de aprendizagem ativa, uma abordagem de machine learning semisupervisionada que permite com que o algoritmo aprenda por meio de interações com o usuário, explicou Adrienne Enggist, diretora de produto da Booking.com.
Na medida em que o projeto se expande, em algum momento a empresa pensa em experimentar outras tecnologias para os serviços de mensagens automatizadas. Ela está tentando entender se essa ferramenta pode impulsionar os negócios e consolidar as todas as interações com o usuário em somente um meio, fácil e imediato.
A Booking.com acredita que a troca de mensagens é menos laboriosa do que um telefonema ou e-mail. “Não é segredo que cada vez mais consumidores estão abertos (e muito interessados) em interagir com as marcas via chat”, disse Waters.
Ele acrescenta: “Para nós, trata-se de alavancar a instantaneidade e a simplicidade da interface do usuário conversacional e, também, combiná-la com a capacidade de acessar enormes quantidades de informações automaticamente”.
A utilização de bots para troca de mensagens faz sentido completo no mercado da Booking.com, uma vez que os viajantes têm muitas dúvidas ao planejar uma viagem. É interessante observar como a empresa usa recursos de Data Science para solucionar seus problemas de negócio. Qual problema da sua empresa poderia ser solucionado pela automatização?