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Hidden Insights: inteligência artificial para trabalhar com redes fechadas

 


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Nova plataforma da Ilumeo permite às marcas extraírem insights de predição de conteúdo e tendências de comportamento a partir de ferramentas de Dark Social como Whatsapp, Telegram e grupos fechados de Facebook.

 

Dark Social é um termo que pode ser definido como o compartilhamento do conteúdo que não pode ser monitorado publicamente, ou conteúdo invisível. Esses conteúdos rolam através de aplicativos como Whatsapp, Telegram, Facebook Messenger, Tik Tok, Snapchat ou quem sabe até por e-mail. Todas essas redes são consideradas privadas e, portanto, não aparecem em ferramentas convencionais de análise. São o contrário de redes como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, chamadas de Public Social.

Se você for a um site de notícias agora, escolher qualquer artigo e enviar a URL via Whatsapp, por exemplo, para um de seus amigos, você agiu socialmente, mas no escuro, do ponto de vista dos olhares públicos. Para a equipe do site, esse compartilhamento aparecerá como “tráfego direto” em seus canais de análises. Eles não saberão de onde você tirou o artigo. Por isso o termo dark social.

Criado em 2012 por Alexis C. Madrigal, editor do The Atlantic, o conceito é uma oportunidade de conhecer melhor a audiência e de criar novas formas de engajamento. Inclusive, segundo um estudo publicado pela RadiumOne, 80% de tudo que é compartilhado acontece em Dark Social. Ou seja, apenas 20% acontece em Public Social e é nessa minoria que geralmente as empresas se concentram. Há muita coisa abaixo do radar das marcas que não é levada em consideração em uma estratégia de posicionamento e marketing.

 

Hidden Insights

Para solucionar esse problema, trazendo luz a esse universo obscuro de Dark Social, a Ilumeo criou uma nova solução chamada Hidden Insights. Por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning, a ferramenta ultrapassa o monitoramento convencional de Social Listening e fornece insights únicos vindos de redes como Whatsapp e Tik Tok, sem abrir mão de estar 100% em conformidade com a LGPD.


Por dentro da plataforma Hidden Insights

Por dentro da plataforma Hidden Insights

“Quando nos debruçamos sobre essa Caixa de Pandora revelamos grandes valores escondidos: otimizar as estratégias digitais das marcas; prever tendências de conteúdo que vão bombar nos próximos dias e em quais formatos; em um nível acima, prever tendências de comportamento, coisas que são compartilhadas em ambientes mais fechados do que o Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn; e, além disso, lidar com Fake News e golpes”, contextualizam os criadores do Hidden Insights.

O desenvolvimento da plataforma levou quase dois anos na Ilumeo e o processo mostrou que o Whatsapp funciona como um grande Hub de Conteúdo, onde tudo passa por ele. Ao conseguir uma leitura abrangente do que é compartilhado no aplicativo, é possível prever o que vai emergir também nas outras redes abertas. Um exemplo é o meme da dança do caixão, segundo assunto mais em alta no Whatsapp em março de 2020, ficando atrás somente do Coronavírus, e ninguém falava sobre ele em outras redes. Depois de 10 dias, o assunto virou Trending Topic do Twitter. Esse é um exemplo do monitoramento que o Hidden Insights consegue fazer.

“O comportamento das pessoas na rede social fechada, mais restrita, é diferente do comportamento na rede social mais aberta, onde todo mundo observa. O monitoramento do Hidden Insights ajuda a ter uma leitura global além do óbvio, permitindo às marcas terem conversas mais reais e menos artificiais, além de conseguir se antecipar aos assuntos que vão bombar nos próximos dias de forma positiva, ou assuntos negativos para fazer contenção e não tomar proporções maiores”, explica Poli.

A ferramenta consegue saber quais os principais assuntos do grupo de Whatsapp da família, do grupo de amigos ou dos grupos fechados de promoções no Facebook, por exemplo, além de saber quais as marcas são comentadas. Os dados são coletados diariamente e trabalhados com algoritmos supervisionados de Machine Learning, que considera, basicamente, o perfil do usuário e a frequência com que o conteúdo foi compartilhado em determinado espaço de tempo.

Essas duas variáveis geram um score para cada conteúdo, que varia de hora em hora, e indica se o conteúdo tende a bombar ou se está em baixa. E com isso o Aprendizado de Máquina vai aprendendo e melhorando cada vez mais a predição de conteúdos.

“Com o Hidden, as marcas conseguem extrair insights de conteúdo, construindo vantagem competitiva de fonte de informação para ter um canal mais maduro de vendas, predição de tendências e comunicação, sendo superior a concorrência que não está fazendo esse processo, gerando grande poder competitivo”, resume o Head de Novos Negócios da Ilumeo, Heder Ono.

Sobre os aprendizados nesse processo de quase dois anos da criação da plataforma, Diego Poli complementa:

“O maior aprendizado que tirei é o quanto o Brasil e o brasileiro é amplo. A gente fica em nossas bolhas do grupo de amigos e das pessoas que seguimos e não temos ideia da vastidão de diversidade de conteúdos que rolam por aí. Tanto em formato quanto assuntos e diferentes plataformas. Entrar em Hidden Insights é realmente abrir uma Caixa de Pandora. Fazendo o monitoramento desse ambiente mais fechado conseguimos ter uma noção muito maior disso e entender que as coisas são maiores que a gente imagina e que as marcas podem se conectar com as pessoas de uma forma muito mais verdadeira”.

Para saber mais sobre a plataforma Hidden Insights, acesse aqui ou entre em contato e agende uma demonstração.